Como Trabalhar em Casa com Lembrancinhas Personalizadas para festa?

As lembrancinhas personalizadas são produtos encontrados praticamente em todo aniversário, chá de bebe ou casamento, é aquele mimo que os convidados ganham no final da festa.

São várias as opções de produtos possíveis de fabricar e vender, altamente lucrativos e não é difícil de vender, porque a procura é bem grande.

Se você deseja começar a trabalhar com lembrancinhas personalizadas em casa, montando o seu próprio negócio ou criar uma renda extra, veja esse post até o final que vou falar tudo que você precisa para começar.

Vale a pena trabalhar com lembrancinhas?

Como falei é bastante lucrativo e tem uma alta demanda as lembrancinhas para festa, então a resposta basicamente é que sim, vale muito a pena.

Mas para isso você precisa ter uma boa noção por onde começar, escolher os produtos que quer fabricar, saber precificar, divulgar e mais alguns “macetes” para ter bons resultados logo de cara nesse negócio.

Escolha o Nicho de Mercado que você quer trabalhar

Nicho é um grupo menor dentro de um setor, com necessidades e interesses específicos no mercado que você quer trabalhar.

No mercado de Lembrancinhas para Festas basicamente existem 4 nichos, ou seja 4 grupos de consumidores interessados em lembrancinhas para um tipo de festa específica:

  • Maternidade e chá de bebe – Mulheres Gravidas, mães e avós
  • Festa infantil – Mães ou pais de crianças pequenas
  • Casamento – Noivas, madrinhas ou casais
  • Brindes corporativos – Homens e Mulheres em ambiente empresarial

Claro que aqui citei apenas uma ideia de consumidor para você entender mais ou menos o público envolvido em cada nicho, para avaliar direitinho seu consumidor deve-se fazer uma pesquisa bem mais ampla sobre o seu público alvo, definindo sua Persona e tudo mais, papo para um outro post mais direcionado ao Marketing e Divulgação do seu negócio.

Claro que você pode oferecer produtos para mais de um nicho, ou até todos esses se você quiser, não tem problema nenhum, só não caia na besteira de querer fazer isso tudo de uma vez e bem logo no começo porque isso irá te atrapalhar.

Analise o perfil de cada nicho e veja quais os produtos que mais eles gostariam de comprar e foque neles até oferecer produtos de excelente qualidade e uma ótima experiencia de compra para a sua clientela.

Tipos de lembrancinhas que você pode produzir

Entre os tipos de lembrancinhas, independente dos nichos há 3 grandes grupos a se familiarizar:

  • Lembrancinhas Decorativas – Caixinhas de papel de vários formatos e tamanhos, adesivos, ímãs de geladeira, peças em biscuit, flores de papel ou de tecido, porta-retrato, quadrinhos, tubetes, etc;
  • Lembrancinhas Comestíveis – Algodão doce no pote, pão de mel, bem casados, bolo de pote, conservas, bombons, geleias, brigadeiros e diversos docinhos personalizados;
  • Lembrancinhas Utilizáveis – Chaveiros, sabonetes, copos personalizados, bonés e camisetas personalizadas, canecas, loção, marcadores de páginas, bloquinhos de anotações e agendas personalizados, aromatizadores de ambientes, kit temperos, chinelos e almofadas personalizados, cofrinhos, etc.

É uma infinidade de produtos para você se identificar e começar a produzir para vender.

Planejamento

Não é preciso muito para começar, mas você deve se planejar para o futuro do seu negócio, como já pensar nos custos envolvidos, o espaço para a execução dos trabalhos, matéria-prima, fornecedores, divulgação e tudo mais.

Mas a dica aqui é não paralisar esperando o momento e as condições perfeitas para começar, escolha apenas alguns produtos em um dos nichos que mais te interessar, utilize os equipamentos que já tenha em casa e vá crescendo aos poucos.

Não se esqueça de preparar seu local de trabalho, aquele cantinho em casa para produzir seus pedidos e se organizar nas tarefas do dia a dia para dar conta de tudo.

Porque trabalhar em casa pode ter muitos pontos positivos, como ter flexibilidade de horário, poder conciliar com as tarefas da casa, e ficar mais perto da família, mas se não tiver organização, nem uma coisa nem outra sai direito.

Quais equipamentos e materiais necessários?

  • Computador – Você precisará ao menos de um computador para personalizar seus pedidos, divulgar seus produtos na internet, falar com suas clientes e fazer cursos online para aprender coisas novas e se aperfeiçoar.
  • Impressora – Você pode fazer parcerias com gráficas, ou com outro pequeno empreendedor para imprimir suas personalizações, mas o ideal é ter sua própria impressora para facilitar e agilizar seus trabalhos. (veja aqui nesse post qual impressora eu uso e indico)
  • Tesouras e/ou cortadores – Há uma maquina de recorte maravilhosa para fazer uma infinidade de opções de personalizados e trabalhos manuais que se chama Silhouette, falo dela aqui no blog em outro post se quiser conhecer (veja aqui). Mas é perfeitamente possível começar trabalhando com a Tesoura e alguns cortadores de papel que são encontrados em papelarias.
  • Papeis – Há alguns papeis que são mais utilizados na papelaria personalizada e para lembrancinhas personalizadas nas festas, vou listar alguns que utilizo aqui até hoje para personalizar meus potinhos de algodão doce no pote.
  • Papel Fotográfico Adesivo Glossy 130 gramas
  • Papel Fotografico Glossy 180 gramas
  •  Papel Fotografico Matte 180 gramas
  • Vinil Adesivo Imprimível Leitoso 150g

Pesquise bem antes os papeis e outras matérias primas necessárias para o produto que você quer fabricar, essas indicações é somente uma noção para a produção de adesivos e alguns produtos de papelaria personalizada usados em várias lembrancinhas.

Como personalizar os produtos?

Indo direto ao ponto você vai precisar aprender a criar artes digitais em algum desses programas: Photoshop, Illustrator ou Corel Draw.

Ou você pode também utilizar o Canva.com, uma plataforma online de design gráfico, onde da para criar diversos tipos e tamanhos de imagens, inclusive para redes sociais.

Quando comecei a trabalhar com Algodão Doce no Pote eu não tinha ideia de como personalizar meus potinhos.

Desde o início o desejo era de me destacar na qualidade do produto, mas ainda tinha uma grande barreira a vencer, eu não fazia as minhas próprias personalizações, eu tinha que pagar para uma moça fazer a arte e imprimir os adesivos em uma lan house perto de casa.

Era bem trabalhoso adequar meus horários com o tempo da moça para a produção da arte, pegar a aprovação do cliente, esperar de 2 a 3 dias no mínimo para ela produzir, ir buscar os adesivos, depois recortar e ai então finalizar a produção do meu pedido.

Sem contar que a personalização não ficava como eu gostaria de entregar para a cliente na maioria das vezes, sempre ficava a sensação que poderia ter ficado mais bonito.

Mais uma vez me vi tendo que dar um passo a diante para o meu negócio engatar de verdade, eu mesmo precisava fazer as artes digitais e imprimir meus próprios adesivos.

Foi ai que vasculhei a internet atrás de informações e cursos para aprender a fazer minhas próprias artes digitais no Photoshop, foi ai que conheci o Fabiano Machado.

Eu realmente precisava de algo rápido e focado no meu objetivo de personalização de adesivos, não tinha tempo de estudar presencialmente ou mesmo online todo o Photoshop para depois descobrir como fazia a parte dos personalizados, meu negócio não podia esperar.

Super indico o curso do Fabiano Machado e da Raquel para quem esta começando com lembrancinhas e personalizados.

Como divulgar e fazer as primeiras vendas

Há diversas formas e estratégicas de divulgar seu negócio, mas sem dúvida nenhuma a duas formas que pra mim são as melhores e que sustentam meu negocio até hoje são: Internet e Indicação de clientes, o famoso boca a boca.

Quando comecei meu negócio eu divulgava meus produtos nas redes sociais (Instagram e Facebook) e na plataforma do Elo7. (clique aqui para saber mais sobre o elo7)

Foi por ai que comecei, postei meus primeiros pedidos, atendi as clientes por direct, messenger e Whatsapp e a coisa foi acontecendo. Sigo por isso até hoje apesar de ter criado mais canais como blog e e-mail para alavancar minhas vendas. Mas tudo em ambiente Digital mesmo.

Mas sem dúvida o negócio começa a pegar e os resultados começam a ficar ainda melhores quando você passa a entregar seus pedidos com a máxima qualidade e fideliza sua cliente, e ela te indica para as amigas.

Essa sem dúvida é a melhor divulgação que tem, então capriche ao máximo em cada produto que o retorno será inevitável.

Curso Início Rápido com Lembrancinhas

Conheça o curso do Fabiano Machado que ensina como começar a trabalhar em casa com lembrancinhas, mesmo que você não tenha uma impressora ainda.

Ele ensina tudo que você precisa saber para iniciar o seu negócio em apenas 7 dias, com moldes prontos! Alem de ensinar como personalizar, dicas de precificação, lista secreta de fornecedores, e muito mais.

Clique aqui e saiba mais sobre o curso

Se você gostou desse conteúdo ou tem alguma dúvida me envie uma mensagem aqui nos comentários.

Beijo.

Nádia Torquato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.